sábado, 25 de julho de 2015

Museu do Peregrino - abre hoje

Um pássaro que nos guia no Caminho. Um jornalista japonês que nos alenta. Umas botas pequenas demais. Um fantasma. Tudo isto e muito mais pode ser encontrado no Museu do Peregrino, feito de estórias contadas pelos próprios.

Um Museu feito de emoções. Da capacidade de superação à solidariedade em momentos difíceis. Do dom de nos maravilharmos com a Natureza, à possibilidade de uma paixão à primeira vista. Da Fé em algo que nos ultrapassa. Tudo aquilo que nos define enquanto seres humanos está cá. Encontra-se no Caminho.

Quer saber o que aconteceu à brasileira que conheceu o italiano e aprendeu a lição da despedida? Venha visitar-nos.

Inauguração hoje, 25 de julho de 2015, Dia de Santiago, às 19h no Mosteiro de Vairão.

O Museu do Peregrino é parte do Centro de Interpretação do Caminho de Santiago que está em construção no Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão, aberto desde 2013. Pretende ser um "primeiro passo" para quem quer fazer o Caminho de Santiago.

Neste momento são quinze estórias contadas por peregrinos de todo o mundo, do Brasil à Austrália, da Holanda aos Estados Unidos, e que percorreram todos os Caminhos de Santiago. Estórias que nos fazem rir, chorar e refletir. Que nos chamam para o Caminho.

Falta-nos a sua história. Não quer participar?

Uma iniciativa da Associação Villa Valeriani, Espaço Jacobeus e União de Freguesias de Fornelo e Vairão.

Agradecimentos: aos peregrinos, que partilharam objetos e estórias; à Luísa Sousa, a curadora; ao Carlos Carvalho e à Patrícia Pinho, os arquitetos; aos hospitaleiros Zé Maria e família, pelos desenrasques; à Original Square, pelas impressões; à associação American Pilgrims on the Camino, pelo apoio financeiro; à Assembleia Distrital do Porto e à Câmara Municipal de Vila do Conde, por tudo.

2 comentários:

  1. Basta-nos enviar a sua estória e um objeto associado. pode-nos ligar para explicarmos melhor o contexto da iniciativa e o que se pretende (ver contatos). mais informação aqui https://umcaminhoparatodos.wordpress.com/2015/05/16/camino-de-santiago-a-sua-historia-num-museu-your-story-at-a-museum-la-votre-histoire-dans-a-musee-su-historia-en-un-museo/

    ResponderEliminar